GRUPO FERPINTA > APRESENTAÇÃO

Apresentação

Por ordem cronológica, apresentam-se, seguidamente, os factos mais relevantes na evolução do Grupo FERPINTA.

1962 O actual Presidente do Conselho de Administração, Fernando Pinho Teixeira, inicia a sua actividade empresarial em nome individual, desde logo, na área da metalomecânica.
1972 Constituição, a 30 de Junho, da Sociedade por Quotas, FERPINTA - Fábrica Nacional de Construções Metálicas, Lda., sediada em Carregosa - Oliveira de Azeméis. Trata-se da empresa-mãe do Grupo, actualmente, FERPINTA - Indústrias de Tubos de Aço de Fernando Pinho Teixeira, S.A..
1975 Início do fabrico de Tubos de Aço, até então, a principal matéria-prima, na produção de mobiliário escolar, instalações para a agro-pecuária e estruturas metálicas para a construção civil.
1978 Alargamento da gama de produção de Tubos de Aço, com a introdução da família de Tubos para Canalizações, pretos e galvanizados. Deste modo, alcançou a mesma amplitude de fabrico dos maiores produtores de então - "Oliva" e "Facar".
1980

Alteração da denominação social da Empresa-Mãe para FERPINTA, Fábrica Nacional de Construções Metálicas, de Fernando Pinho Teixeira, Lda..

Aquisição da Imec - Júlio Bastos e Magalhães, Lda.. Esta empresa tinha por função fornecer tecnologia de ponta às restantes associadas, particularmente a Empresa-Mãe.


Constituição da Ferromar, Lda., inicialmente denominada Ferroluta, Lda.. Trata-se do embrião da rede comercial própria do Grupo, tendo por missão levar o produto FERPINTA ao consumidor final com rapidez e qualidade, complementado com produtos longos para uma total satisfação das necessidades do mercado. Instalada na Zona Industrial de Ovar, é actualmente a Sede do Grupo Comercial FERPINTA, a operar em Portugal, Espanha, Angola e Moçambique.

1982

Inauguração do Centro de Serviços de Aços, através da instalação de equipamento destinado à produção de perfis de aço, chapa perfilada e formatada em dimensões.

1984 Divisão e cessão de quotas da FERPINTA, sendo o capital social alargado à participação dos filhos.
1986Constituição da Ferroentroncamento (Torres Novas).
1987 Constituição da Ferroportimão (Portimão).
1988

Alargamento do Grupo Comercial FERPINTA, através da constituição da Ferrominho (Braga), Ferrotubal(Moita) e Ferrofunchal (Camacha - Madeira).

1989

Conclusão da instalação do Grupo Comercial FERPINTA no mercado Nacional, através da abertura da Ferromangualde (Mangualde).

Nesta fase, a cobertura dos principais pólos do consumo de produtos siderúrgicos no país era total.

1991  Aquisição da Facar, à data, o maior produtor nacional de Tubos de Aço. Esta operação eleva a FERPINTA a uma dimensão europeia.
1992 Certificação da FERPINTA, 23ª empresa nacional certificada pelo IPQ, Instituto Português da Qualidade sublinhando que, já detinha produtos certificados desde 1989.
1993

Passagem da FERPINTA, de sociedade do tipo "por quotas" a sociedade "anónima".

Reorganização da estrutura do Grupo FERPINTA, mediante a constituição de uma empresa Holding de cúpula (Ferpinta S.G.P.S., S.A.) e uma Sub-Holding (Ferros Holding, S.G.P.S., S.A.) para controlo de todas as empresas com Actividade Comercial.


A FERPINTA, S.A. é galarduada com o diploma de Melhor Empresa de Metalurgia de Base pela revista de negócios "Exame".

1995

Início do processo de internacionalização na vertente comercial, através da abertura da FERPINTA Espanã, S.A., em Madrid.

Diversificação de investimentos para a área de turismo através da abertura do Hotel Idanhacaça (Ladoeiro - Castelo Branco), sendo esta a primeira unidade no país condigna para a prática do desporto cinegético.


A "Dun & Bradstreet" classifica com o "Rating 1" a FERPINTA S.A..


Revista "Exame" - a FERPINTA é considerada a melhor Empresa de Metalomecânica e Metalurgia de Base.

1996

Inauguração da delegação de Córdoba da FERPINTA España, S.A. por forma a garantir o regular abastecimento de produtos FERPINTA ao mercado da Andaluzia.


A "Dun & Bradstreet" classifica com o "Rating 1" a FERPINTA S.A..

Revista “Exame” - a FERPINTA é considerada a melhor Empresa de Metalomecânica e Metalurgia de Base.

1997

A 30 de Junho celebrou-se o 25º Aniversário do Grupo, numa cerimónia presidida por S. E.xa o Primeiro Ministro de Portugal, Eng. António Guterres.


Constituição da FERPINTA Angola, Comércio e Indústria, Lda., tendo por actividade principal a produção local de chapa perfilada, tal como a distribuição de tubos de aço, complementados com produtos longos.


Aquisição da maioria do capital social (80%) do maior produtor europeu de semi-reboques agrícolas - Herculano, Alfaias Agrícolas S.A..


A "Dun & Bradstreet" classifica com o "Rating 1" a FERPINTA S.A..

1998

Constituição da FERPINTA Moçambique - Indústria de Base de Produtos Siderúrgicos de Fernando Pinho Teixeira, S.A.R.L.. Trata-se da unidade produtora do Grupo para os PALOP, tendo como principais produtos de fabrico os tubos de aço e as alfaias agrícolas. Encontra-se sediada na Beira.


Constituição da Ferromoçambique (Maputo), a qual tem por missão garantir a distribuição da unidade produtora da Beira.


A "Dun & Bradstreet" classifica com o "Rating 1" a FERPINTA S.A..

1999

Diversificação de investimentos nos PALOP (Moçambique) para a área da exploração agro-pecuária, através da constituição da SAPAP, Sociedade de Abastecimento e Produção Agro-Pecuária, Lda..


Abertura de 54 apartamentos turísticos, na Ilha de Porto Santo inseridos num empreendimento, com abertura no ano 2000 e constituído por: Hotel de Quatro Estrelas com 254 quartos, talassoterapia e clube.

2000

O Grupo FERPINTA inaugura o seu mega empreendimento turístico Vila Baleira Paradisus, Resort & SPA * * * *, em Porto Santo – Madeira. A capacidade hoteleira da ilha Dourada foi duplicada e as suas características naturais únicas prometem levar o nome Talassoterapia Vila Baleira a todo o mundo.


A "Dun & Bradstreet" classifica com o "Rating 1" a FERPINTA, S.A..

2004Revista "Exame" – A FERPINTA é considerada a melhor Empresa de Metalomecânica e Metalurgia de Base.
2005A 22 de Junho, no cumprimento da agenda de visitas a empresas notáveis pela sua inovação e competitividade, a FERPINTA recebe a visita de Sua Exa. o Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. 
Aquisição dos restantes 20% do capital social da Herculano, Alfaias Agrícolas, S.A..
2006

A 7 de Abril, inaugura-se as novas instalações da FERPINTA Angola, Comércio e Indústria, Lda.. Esta nova fábrica produz tubo, perfis e chapa em formatos, de forma a satisfazer as necessidades do país. Nesta cerimónia, esteve presente Sua Exa. o Primeiro-Ministro de Portugal, Engº José Sócrates e o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Comendador Fernando Pinho Teixeira.


Sr. Comendador Fernando Pinho Teixeira é distinguido pela revista "Exame" como um dos vinte melhores gestores portugueses.

2008Marcou a inauguração da fábrica de tubos de aço soldados longitudinalmente de 4'' até 12'' que vêm complementar a gama de produtos na família dos tubos estruturais.